Parque Oeste Industrial - Goiânia-GO - 2004 E 2005 - Resumo dos fatos.


Por volta de Maio de 2004, começou-se a história da maior invasão de ocupação de área urbana do Estado do Goiás, que ocorreu, especificamente, no Parque Oeste Industrial, na capital do estado. Conhecida como Ocupação Sonho Real, na área vivam mais de 3500 famílias, que posteriormente, no fim dessa ocupação, mais de 900 famílias que estiveram no local foram desalojadas de suas residências com a alegação de que tais moradias não atendiam a suas funções sociais e os moradores não pagavam tributos regularmente.

Em época de eleições municipais, vários candidatos aproveitaram-se da situação e foram aos posseiros com promessas de que regulamentariam e concederiam formalmente as moradias aos possuidores, e com isso as famílias se encheram de esperanças e começaram e aumentaram as construções e aumentou-se também o número de barracas no local. Isso fez com que o proprietário do local ingressasse com ação de reintegração de posse em Setembro de 2004, e a Juíza, Grace Corrêa Pereira, concedeu liminar, dando o prazo de 20 dias para a desocupação da área. Prazo este que foi prolongando posteriormente para que fosse feito o cadastramento das famílias.
O prazo foi estendido até início do mês de Fevereiro de 2005 com a alegação de que a remoção de mais de 5000 pessoas deveria ser bem observado e planejado estrategicamente, e com o envolvimento de vários setores públicos, com finalidade de evitar uma malsucedida ação.

Foram feitas reuniões com reuniões com autoridades e representantes dos posseiros a fim de encontrarem uma solução pacifica para a problemática, mas as famílias, sentindo-se desfavorecidas, não aceitaram os acordos propostos, concluindo-se que a situação só se resolveria com a desapropriação do local.

Os posseiros, mostrando que resistiriam a ações de despejo, a Polícia Militar entrou em ação com algumas operações, como a Inquietação, onde a PM usou estratégias como o uso de bombas de efeito moral durante algumas madrugadas, com a intenção de enfraquecer as expectativas dos posseiros que resistiriam o despejo. A operação Inquietação antecedeu, por dez dias, a Operação Triunfo, também da Policia Militar. A operação Triunfo concentra-se na invasão da PM a área para despejo dos posseiros.

No dia 09 de Fevereiro foi dado o ultimato, pelo Juiz Gilmar Luiz Coelho, ao Secretário de Segurança Pública e ao Comandante-geral de Policia Militar para que cumprissem a ordem dita. No dia 11 do mesmo mês aconteceu o primeiro encontro conflitante da PM com os moradores, fazendo feridos dos dois lados pelo fato dos moradores usarem artefatos para tal fim e bombas caseiras, e a PM replicar com o uso de armas de fogo, disparadas para o alto, como advertência, atingindo algumas moradias fatalmente.

A partir desse ocorrido, a tensão entre a polícia e os moradores só se agravou, gerando novos choques até então ser aplicada a operação de desocupação, na ação de reintegração de posse que invadiu a área com mais de 2000 mil homens mobilizados para a dominação. No dia 16 de Fevereiro de 2005, Goiânia protagonizou e agonizou uma das maiores operações de desocupação de área urbana, já realizadas no Brasil.
Os números finais dessa batalha foram de 02 mortes, 14 feridos, sendo um lesado medular, 800 presos, inúmeros desabrigados, sendo mais de 900 famílias alojadas em dois ginásios de esportes, em bairros da capital.


Fotos: Jornal O Popular. Clique para ampliá-las.Mortes

Seguranças particulares - Impedimento de novas invasões.

Policial marcando casa já desapropriada.

Operações

Pai desesperado, carrega filha, fugindo da operação policial.

Mulher desapropriada em ginásio.

Móveis dos moradores retirados.

Manifestações

Fatos e números


Entulhos

Depoimento de senhora.

0 comentários: